Igualdade

"Luto por igualdade quando a diferença me inferioriza . Luto por diferença quando a igualdade me descaracteriza."



"Enquanto o leão não tiver historiador, as historias de caça serão sempre a favor do caçador".

quinta-feira, 19 de maio de 2011

SINDROME DO X FRÁGIL - SXF / SÍNDROME ALCOÓLICO-FETAL SAF

SINDROME DO X FRÁGIL  - SXF
          É no mundo a maior causa de deficiência mental herdada.
          Os treze traços abaixo, nitidamente perceptíveis, são indícios de que alguém pode ter a Síndrome. (Todos presentes ou alguns).
          Retardo mental e motor – Hiperatividade - Déficit de atenção - Defesa Tátil (dificuldade de contato físico com outras pessoas) - Morder as mãos (a ponto de causar ferimentos) -  Prega simiesca (na mão) - Orelhas proeminentes - Contato visual escasso (dificuldade de olhar para a pessoa com quem fala) - Hiperextensibilidade de articulações - Fala perseverativa (repete informações e as confunde) -  Macroorquidia -  Abanar as mãos repetidamente (de braços abertos, como se tivesse batendo asas) -  Apresentar histórico de retardo mental na família, sem diagnóstico preciso.

SÍNDROME ALCOÓLICO-FETAL  SAF

          É a mais conhecida causa de retardo mental.
   Não é acidente genético, nem herança: é provocada.
          De todas as substâncias de abuso, incluindo a heroína, a cocaína e a maconha, o álcool produz os mais sérios efeitos neuro-comportamentais no feto, (20% das mulheres que sabem que estão grávidas continuam a beber) provocando distúrbios permanentes da função da memória, do controle do impulso e do julgamento, ao longo da vida.
          As características físicas se tornam menos evidentes após a puberdade, mas nesta fase os problemas de comportamento e os emocionais tornam-se mais pronunciados. Aos 15 anos, o processo de maturidade social se assemelha ao de uma criança de 6 anos. (Menos de 10% vivem e trabalham independentemente.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário